INTERSECÇÕES: Nota do autor #2

INT (554)A cada dia que passa, a cada página que escrevo, cresce cada vez mais o meu entusiasmo por este projecto e pelos seus personagens. Há cerca de dois anos, quando comecei a trabalhar nesta série mais a sério, sentia-me um pouco desorientado quanto à construção da trama, tendo em conta o tipo de estrutura narrativa que pretendia aplicar (lê a nota anterior para saberes mais detalhes). Entretanto, esse problema foi resolvido, e se é verdade que não sei tudo o que irá acontecer durante esta série, conheço bem o ponto de partida e tenho uma boa ideia do que poderá ser o fim. É claro que esse fim que eu conheço vai ser bastante influenciado e transformado pelos entretantos que desconheço.

O desafio de trabalhar com uma trama múltipla, na qual tudo está interligado, onde a opinião que se tem sobre determinado personagem pode mudar de uma cena para outra, é sem dúvida estimulante, mas é também uma trabalheira que não se aconselha a ninguém. O Joel G. Gomes avisou-me em relação a isto. Recordo que este projecto começou por ser dele e que um dos motivos que o obrigou a colocá-lo de parte foi precisamente a dificuldade que este tipo de estrutura narrativa implicava. Quando eu tomei conta do projecto, ele aconselhou-me a simplificar as coisas, a não cometer o mesmo erro que ele. Só que eu não achava que isso fosse um erro, bem pelo contrário.

Sempre achei que o modo como se conta uma história é tão importante como a própria história, sobretudo numa que se intitula INTERSECÇÕES. Utilizar uma estrutura linear seria possível e facilitar-me-ia muito a vida, mas o ser fácil nem sempre é o mais adequado. Por vezes é preciso arriscar, é preciso não jogar pelo seguro, porque essa é a única forma de evoluir.

 

Deixe uma Resposta

