6º não é nada

O que são 6º? Um ângulo muito fechado? Uma temperatura muito baixa? Uma peça de teatro? Um filme? Uma série de televisão? É tudo isso, mas é também uma teoria segundo a qual bastam seis pessoas para estabelecer uma ligação entre quaisquer duas pessoas no mundo.

Segundo a Wikipedia, «a teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico, que criou a teoria de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.

A popularidade da crença no fato de que o número máximo de passos entre duas pessoas é 6 (seis) gerou, em 1990, uma peça de nome Six Degrees of Separation, de John Guare.»

blog6degreesnetzwerk_thumb

É uma ideia interessante, mas sejamos sinceros. Seis pessoas? É preciso assim tanto? Considerando que a ideia surgiu pela primeira vez nos anos 60, numa altura em que o conceito de redes sociais era tão impensável como o de um smartphone, é normal que fosse preciso tanta gente para ir de A a B. Hoje em dia, isso já não acontece. A proximidade é cada vez maior, a velocidade de contacto cada vez mais rápida. Estamos todos ligados e interligados, mas se assim é porque é que estamos cada vez mais distantes?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s