ANTES CEGO…

A semana passada vários jornais noticiaram o drama de três irmãs, cegas de nascença, que viram desaparecer a parca ajuda que tinham para sobreviver. Desde a morte da mãe em 2005, tem sido graças ao apoio do Centro Social e Paroquial de S. Martinho das Moitas que Maria, Conceição e Ana têm sobrevivido. Entretanto, foi lá a Segurança Social (SS), contou as cabeças, viu que estava gente a mais e cortou às cegas. A notícia surpreenderia pela violência primária, não fosse este um país de burocratas, boa parte deles com uma falta de visão superior à de um cego.

José Martins, vice-presidente do Centro, em declarações ao Jornal de Notícias, afirmou entender que “não roubámos nada a ninguém. Apenas recebíamos apoio para 30 pessoas e nós ajudávamos 36.” Acrescentou ainda que trata-se de “pessoas que vivem isoladas”.

Como não sabia, resolvi procurar na Internet as opções disponíveis para ir da minha casa, em Lisboa, até Covas do Rio e descobri que, quem não tem carro, quase que mal chega a S. Pedro do Sul, que é sede de concelho, quanto mais a Covas do Rio, que fica para lá de cascos de rolha, passe a expressão.

José Martins consegue ter uma visão mais clara que os senhores da SS ao considerar que tudo não passou de um lapso. Talvez seja o seu lado paroquial que escolhe acreditar na burrice humana em detrimento da ganância humana.

Só que neste caso, uma não é melhor que a outra. Quer tenha sido por lapso ou por cegueira burocrática, o que é facto é que a instituição foi multada em milhares de euros por ajudar mais seis pessoas além das que estavam autorizadas . 6300 euros foi o valor da coima. Não sei porquê, mas palpita-me que não vão ser só estas seis as prejudicadas.

Sou a favor da inclusão, mas acho que isto é o tipo de igualdade que eu preferia não ver praticada por cá. Se é para isto que se criou uma Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, mais vale discriminar.

 

Mais informação sobre este assunto aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s