Aquisições #8: DÉJÁ DEAD, por Kathy Reichs

book_1_deja_dead-185x277Embora não costume acompanhar com regularidade a série televisiva OSSOS (BONES, no original), tenho-a em boa conta como um dos procedurals mais competentes que anda por aí. Em comparação com outras produções que andam por aí, parece-me mais credível, mais intenso e (sei que pode parecer contraditório) mais leve.

A série está agora na sua oitava temporada e já há muito que sei que não é um produto criado de raiz, mas antes uma adaptação de uma série de livros escritos por Kathy Reichs. Contudo, só agora é que me dei ao trabalho de conhecer melhor as obras que originaram esta série.

A primeira obra da série intitula-se DÉJÁ DEAD e nela somos apresentados a Temperance Brennan, uma antropóloga forense com muitos anos de experiência investigando crimes no Canadá. Ainda não tive oportunidade de começar a ler este livro, mas já dei uma espreitadela. Sem entrar em detalhes (que eu de qualquer modo ainda não possuo), há diferenças substanciais entre os dois produtos. Diferenças essas que começam no local onde a acção se passa e terminam nos personagens. Em comum, mantém-se a premissa e o rigor científico, ou não fosse Kathy Reichs uma genuína antropóloga forense.

Apesar das diferenças, existe uma forte cumplicidade entre livros e série. Kathy Reichs é produtora e consultora científica da série e a partir de certa altura, quando a personagem Temperance decide enveredar pelo mundo da escrita, torna-se ela própria protagonista dessas obras. Isto é tão meta quanto possível.

Este primeiro livro já tem dezasseis anos em cima. Curiosamente, dezesseis é também o número de livros já publicados desta série por isso, se gostar deste, tenho muito que recuperar.

Eis a sinopse: «In the year since Temperance Brennan left behind a shaky marriage in North Carolina, work has often preempted her weekend plans to explore Quebec. When a female corpse is discovered meticulously dismembered and stashed in trash bags, Tempe detects an alarming pattern — and she plunges into a harrowing search for a killer. But her investigation is about to place those closest to her — her best friend and her own daughter — in mortal danger….»

Um pequeno excerto pode ser lido aqui e escutado aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s